Teologia  Pastoral (85 horas)

Conteúdo

  1. O nosso encontro com a história das origens da Igreja
  2. Eclesiologia Bíblica
  3.  A Igreja Sacramento de Salvação
  4. Traços da Eclesiologia Latino-americana

Ementa

Visa refletir sobre a Identidade e Missão da Igreja. O estudo inicia-se com uma visão da eclesiologia no Novo Testamento e na Patrística, fundamentado na compreensão dos textos dos evangelhos e das cartas paulinas e seus desdobramentos na teologia dos Santos Padres (Patrística). Na segunda parte, aprofunda-se a elaboração teológica sobre a Igreja, através das imagens de Povo de Deus, Corpo de Cristo, Templo do Espírito Santo, comunidade de redenção / libertação, realizadas por alguns teólogos do séc. XX, como Rahner, Kung e Congar. O estudo é concluído com uma reflexão em torno da dimensão comunitário-sacramental da existência cristã, a Igreja como Sacramento de salvação, com um acento na perspectiva do laicato.

Sacramentos

Profa. Maria Carmen C. Avelar

Conteúdo

  1. A problemática dos Sacramentos hoje
  2. Importância dos Sacramentos na experiência da Fé Cristã
  3. Dimensões da Pastoral Litúrgica Sacramental
  4. Os Sacramentos da Igreja

Ementa

O curso tem como ponto de partida um olhar sobre a realidade atual dos conceitos, recepção e práticas sacramentais, especialmente na tensão entre evangelização e sacramentalização. Nessa sociedade em mudanças também são analisados os elementos simbólicos dos sacramentais, alguns rituais e as celebrações. No quadro dos significados estuda-se a finalidade dos sacramentos e suas razões imanente e escatológica considerando a práxis da Igreja.

 Conteúdo

  1. Relações atuais entre ética e sociedade
  2. Crise e revisão de valores
  3. Corrupção e construção de Cidadania
  4. Referenciais da Teologia Moral
  5. A fé cristã como princípio do discernimento ético
  6. Para além do imperativo ético: da coexistência à convivência
  7. A Igreja, discípula do Mestre Jesus Cristo (1)
  8. A Igreja, discípula do Mestre Jesus Cristo (2)
  9. Desafios e esperança na direção do Reino
  10. Por uma espiritualidade ética

Ementa

Nosso grande orientador é o mestre da Ética Cristã, Jesus Cristo. Nele, a ética é vida. Em seu jeito de viver, de falar, de agir, de refletir, de rezar, encontramos as orientações fundamentais para que a ética se torne amor e serviço. Ele é o sacramento de Deus no mundo, que se prolonga no sacramento no sacramento do irmão como lugar privilegiado para o encontro com ele e nele com Deus. Iniciaremos nosso estudo com um amplo mapeamento sobre as grandes questões éticas presentes na sociedade contemporânea, abrangendo o tema da crise de valores e também dos desvios morais que comprometem a integração entre ética e cidadania. Seguiremos observando os grandes referenciais para a Teologia Moral e como a fé cristã abraça a ética como um imperativo na prática de Jesus e no seu discipulado. Na terceira parte de nosso estudo poderemos verificar as necessidades mais emergentes para a ética contemporânea e como o Magistério da Igreja nos orienta no diagnóstico e nas ações morais para cada situação e desafios, sempre na direção do Projeto de Amor, o Reino de Deus. Concluiremos com uma orientação para que nossa Ética Cristã seja fundamentada na espiritualidade, como alimento cotidiano, pessoal e comunitário para esta necessária integração entre fé e vida.  A literatura presente na Teologia Moral caminhará de mãos dadas com outros teóricos de áreas afins, como a sociologia, a antropologia, a educação ambiental, os direitos humanos, compreendendo que é missão da Ética Cristã estar aberta ao diálogo na direção do Reino de Deus em todas as culturas e em toda a Criação.