A vida cristã se vê desafiada atualmente, por múltiplos questionamentos, vindos tanto da realidade nacional, quanto por um panorama religioso plural e pela consequente perplexidade em relação à identidade cristã. A motivação para este trabalho surgiu dos numerosos convites feitos a professores do Departamento para cursos e assessorias. Visando responder a esta demanda e desejando atingir um número cada vez maior de pessoas, os professores do Departamento de Teologia escolheram a metodologia inovadora do Ensino à Distância para implementar este projeto de Iniciação Teológica.

Entrar no terreno da Teologia à Distância é penetrar no horizonte da interdisciplinaridade, da parceria entre diferentes setores do saber que vêm se desdobrando na busca de novos e diferenciados recursos, condições e mediações para suas pesquisas e realizações.

Acreditamos que essa modalidade de curso é um serviço que se estende à Igreja em todos os cantos do Brasil e do mundo. Procurando suprir carências sentidas pelos professores de ensino religioso e pelos agentes de pastoral que, por motivos como a distância, não têm possibilidade de acesso aos meios acadêmicos universitários.

Esperamos que este Curso, ao despertar muitos cristãos e muitas cristãs para um entusiasmado engajamento na missão evangelizadora, favoreça um aprofundamento pessoal na experiência de seguimento de Jesus Cristo e possa contribuir de fato para o aprofundamento bíblico-teológico das pessoas comprometidas com a Pastoral, proporcionando-lhes uma maior sistematização dos conteúdos da fé a serviço da Evangelização.