O Curso desenvolve o programa de estudo através de quatro blocos que possuem nove módulos temáticos relativos aos tratados fundamentais da fé.

A dinâmica do trabalho caracteriza-se por momentos de estudo pessoal e outros de interação face-a-face com o tutor.

O contato com os professores acontece através de seminários introdutórios ou por meio de vídeo-aulas, durante os quais são dadas orientações gerais para o estudo dos temas.

O método de execução acontece numa interação entre os professores dos módulos, os coordenadores locais, os tutores e os cursistas.

Professor, Coordenador e Tutor

  • Professor: todos os professores do curso estão vinculados ao Departamento de Teologia – PUC-Rio e possuem título de doutorado. É da responsabilidade dos mesmos a elaboração das suas unidades, núcleos temáticos e a eles cabe o apoio aos tutores e a aprovação final dos cursistas.
  • Coordenação Central: é a equipe de professores do Departamento de Teologia PUC-Rio, responsável pela organização e dinamização do curso de Iniciação Teológica à distância.
  • Coordenadores dos centros de apoio (modalidade semipresencial): são os responsáveis diretos no local, são eles que organizam, articulam e dinamizam as atividades do Curso de Iniciação Teológica à Distância nos Centros de Apoio. Estabelecem também a vinculação entre o Centro de apoio e a Coordenação Central.
  • Tutor: pessoa com suficiente preparação bíblico-teológica para poder orientar os cursistas. O papel dos tutores/as é fundamental no acompanhamento dos alunos matriculados e da representação dos professores, pois eles não ocupam o lugar do professor, mas estimulam o cursista a entender a filosofia passada pelo mesmo, através do texto base e da bibliografia indicada.

Estudos dos módulos

O Estudo de Núcleos Temáticos é uma atividade que tem por finalidade a apropriação, por parte do cursista, de conteúdo específico, através de processo de autoaprendizagem.

Para tal fim, o cursista tem à sua disposição os materiais indicados pelo módulo e pelos meios adequados.

O cursista, no decorrer do período, poderá solicitar e receber orientações do Professor e do Tutor.